Carga fracionada e os maiores desafios para embarcadores e transportadoras

Acompanhe o nosso artigo e entenda o que é carga fracionada e quais os maiores desafios nessa modalidade de envio.

O transporte de carga fracionada acontece como uma possibilidade de negócios com um custo benefício satisfatório, tanto para a empresa de transporte, como para os seus embarcadores. Nessa perspectiva, é válido ressaltar que o sistema de logística enfrenta alguns desafios nessa forma de transporte.

Carga fracionada

Esse tipo de transporte oferece um serviço diferenciado das distribuições de mercadorias completa. O processo de entrega de mercadorias é compartilhado com outros embarcadores e o valor de frete é cobrado de acordo com o espaço ocupado no veículo.

A logística desse transporte é organizada realizando os serviços de transporte fracionado para onde os produtos ou as mercadorias tenham o mesmo destino. Esse tipo de serviço oferece benefícios para os seus remetentes que não precisam contratar um veículo inteiro para o transporte, reduzindo os seus custos de envio.

Desafios enfrentados no transporte de carga fracionada

Organizar a logística do transporte fracionado apresenta alguns desafios. Dentre eles, podemos dizer que elaborar um cronograma de destino, definir o tipo de produtos a serem distribuídos, as condições de armazenamento adequadas para cada mercadoria, etc.

No entanto, além desses fatores, outros desafios se tornam mais impactante na logística desse serviço, tais como:

Problemas com a infraestrutura da estrada

Um serviço de transporte eficiente precisa cumprir com prazo estabelecido para a entrega, assim como tem o dever de entregar as mercadorias intactas e sem danos.

No entanto, estradas esburacadas, rodovias com infraestrutura precária, dentre outros problemas que podem surgir no meio do trajeto, atrasam a distribuição das mercadorias.

Quando surge esse tipo de problema, muitas vezes o percurso deve ser desviado ou a velocidade diminuída. Portanto, para estabelecer uma logística mais assertiva em relação a esses processos de entrega é necessário que se considere essas possibilidades de locomoção.

Gerenciamento de Riscos e segurança no trajeto

A segurança nas estradas é outro desafios enfrentado, pois o roubo de cargas na estrada é uma realidade existente nos dias atuais.

Com a distribuição de mercadorias fracionadas, o problema é ainda mais desafiador, pois os prejuízos são gerados a vários clientes de uma só vez.

Nesse sentido, uma das alternativas para a diminuição desses riscos é a de utilizar de monitoramento remoto e controle dos veículos a partir de sistemas integrados e de GPS.

Transporte de carga fracionada e suas vantagens

Mesmo com tantos desafios no setor de transporte, a distribuição de mercadorias por cargas fracionadas apresenta vantagens para todos os envolvidos.

Assim, embarcadores e transportadoras ganham pela comodidade do baixo custo e por poder transportar suas mercadorias com um frete reduzido, oferecendo valor também para os seus clientes que pagarão menos no processo final de compra dos produtos.

Por outro lado, as transportadoras ganham por conseguirem atender a vários clientes de uma única vez a partir de um serviço otimizado, gerando maior satisfação e agilidade nos processos de entrega.

Faça parte desse sistema de distribuição e promova uma logística mais abrangente e organizada com o custo benefício que seu cliente merece.

Skymark Gerenciamento de Riscos

Do simples ao mais complexo, entenda como a Skymark se preparou para oferecer Gerenciamento de Riscos a diferentes tipos de clientes.