Como rastreadores podem gerar eficiência para a gestão de logística?

Casos de roubo de cargas são muito frequentes e alarmantes para empresas que trabalham com transporte de mercadoria.

Fazer uma proteção de qualidade da carga é essencial para garantir a segurança e qualidade da entrega para o seu cliente, onde quer que ele esteja.

Em um artigo recente publicado no nosso blog, discutimos e apresentamos quais são as tecnologias de rastreamento usadas para monitorar a carga. Dessa forma pudemos entender que o uso de novas ferramentas para prevenir roubo e danos à carga que está sendo transportada é cada vez mais comum e eficiente na prevenção de roubos.

Mas como esse rastreamento de carga e a inserção do rastreamento podem melhorar no processo de gestão e logística das cargas? Como ele pode facilitar a manutenção e prevenção de acidentes?

Este artigo te explicará como rastrear sua carga pode ajudar na logística da sua empresa. Entenda!

Como pode ser feito o rastreamento de carga?

O rastreamento de carga pode ser realizado através de várias ferramentas que permitem localizar em tempo real e fazer o acompanhamento de seus caminhões e veículos. Ele pode ser realizado por GPRS e Satelital. Monitoramento Mobile via celular GPRS.

Qual a sua relação com a logística?

O transporte é uma das principais preocupações e funções logísticas. Ele impacta em custos significativos no orçamento de uma empresa. Por isso é tão importante que esse fator seja feito com cuidado e qualidade. Quanto mais bem feito, menos prejuízo para o seu negócio.

Por isso, acredita-se que para ter uma melhor visualização e mapeamento das suas cargas, o rastreamento é uma ferramenta muito eficiente. Além de inibir a ação de bandidos e permitir uma maior segurança no transporte é bem importante no planejamento e organização dos trajetos e prazos de entrega.

Localização do veículo e da carga

Com o rastreamento você tem a localização em tempo real da sua carga, certificando-se de que ela está sendo transportada de forma a não tomar atalhos. Você também consegue criar rotas alternativas para evitar a que o condutor efetue a passagem por áreas consideradas de risco, garantindo a segurança da carga e do motorista.

Dessa forma a empresa terá maior controle na prevenção de acidentes e consequentemente salvaguardar seus veículos de qualquer dano irreparável.

Controle da operação logística

Com o rastreamento você consegue acompanhar o desenvolvimento de toda a viagem, certificando-se de quantas paradas foi efetuada pelo condutor durante o caminho. Dessa forma você pode criar estratégias para melhorar a eficiência na entrega dos produtos, estipulando prazos condizentes com o tempo real, garantindo eficiência no serviço e controle de entregas.

Além disso, algumas ferramentas de rastreamento permitem fazer o monitoramento da velocidade e freadas bruscas. Desse jeito é possível prevenir que sua mercadoria seja danificada por causa de alta velocidade ou que o prazo de entrega seja prejudicado pela demora no trajeto.

Gestão de Riscos para Transporte de Cargas

Todos esses pontos estão interligados com a manutenção da gestão de riscos que permite a sua empresa calcular com mais precisão o que pode ou não causar prejuízos futuros, construindo um plano para melhorar a entrega e manutenção da carga.

Dessa forma o rastreamento é uma ferramenta essencial para que seja garantida a eficiência na logística e gestão de transporte de cargas.