Gerenciamento de riscos: “Pronta Resposta” para recuperação de cargas

A logística de transporte de cargas precisa ser bem estruturada para que seja eficiente.

Além disso, é preciso ter planejamento para solucionar imprevistos com rapidez e para isso é que entra a “Pronta resposta” para recuperação de cargas.

Com mecanismos de pronta resposta, a empresa responsável pelo monitoramento da carga é responsável por agir de forma imediata em caso de sinistros, para que consiga recuperar a mercadoria a tempo de evitar prejuízos, atrasos e maiores problemas.

Gerenciadora de Risco

Para que a empresa especializada em recuperação de cargas consiga realizar o processo de pronta resposta em situações de sinistro, é preciso contar com a análise de uma gerenciadora de riscos.

O trabalho da gerenciadora é calcular todas as variáveis que envolvem o transporte da carga, como:

• Periculosidade da rota utilizada;

• Valor da carga;

• Estrutura do transporte;

• Cobertura de GPS na carga.

Todas essas e muitas outras informações são captadas pela gerenciadora de riscos e transmitidas à empresa de recuperação de carga. Com isso, é possível traçar rotas de fuga, planos de escolta e plano de recuperação com total clareza e segurança.

E a razão é simples, pois é muito mais fácil traçar mecanismos de proteção e recuperação quando se tem todos os dados e conhecimento dos locais mais propícios para sinistros.

Ativação do sistema de pronta resposta

A empresa que está monitorando a carga acompanha todo o percurso, de forma que se há desvio de rota ou interferência de algo desconhecido, é acionado o sistema de pronta resposta.

Com isso, a escolta é direcionada ao local do possível sinistro e, se necessário, a ação é realizada em conjunto com a Polícia Federal, o que garante o uso de tática adequada e de ações efetivas para que a carga extraviada possa ser recuperada com rapidez.

Segurança no modo de agir

Todo o processo é realizado com segurança e dentro das legislações, de modo que a escolta tem acesso a toda a documentação da carga, como comprovação de posse, documentação da frota e outras informações pertinentes.

Além disso, a pronta recuperação tem autorização da Polícia Federal para atuar no respectivo estado, o que proporciona ainda mais tranquilidade ao cliente.

Equipe preparada

Sempre que necessário acionar o mecanismo de pronta resposta, a equipe que é destinada à ação tem treinamento de acordo com as necessidades do trabalho. Sendo assim, são pessoas com capacidade de realizar escolta armada e com experiência.

Isso é muito importante para que a ação seja efetiva e a carga ou frota recuperada em segurança.

Cobertura das equipes

Para que a pronta resposta seja de fato rápida e imediata, são acionadas equipes que estejam dentro de um raio de ação do local onde esteja acontecendo o suposto sinistro. Desse modo, o tempo de resposta é mínimo e as chances de haver êxito são muito maiores.

Dessa forma, contar com empresa de recuperação de cargas que oferece serviço de pronta resposta é a melhor opção para evitar prejuízos que, muitas vezes, podem ser impactantes no orçamento da transportadora.

Quanto mais rápida e bem estruturada for a ação, mais chances existem de conseguir localizar a carga ou o veículo subtraído, por isso é fundamental contar com empresa especializada e bem estruturada.