Jammer – como este equipamento interfere e bloqueia o rastreador do veículo

Há alguns anos, o uso de aparelhos rastreadores tem se tornado cada vez mais comum. Eles são uma opção de excelentes resultados para a segurança, atendimento obrigatório (contrato de seguro).

No entanto, a funcionalidade desse aparelho tem sido ameaçada pelo uso de outro, chamado Jammer. Neste post, vamos falar sobre o funcionamento dessa ferramenta que está ameaçando a segurança dos veículos, motoristas e cargas.

Os rastreadores

O rastreador é um dispositivo instalado em um veículo, gerando a capacidade de mostrar sua localização utilizando uma rede de satélites ou antenas celulares.

Rastreador

A utilização do rastreador proporciona ferramentas para administração de Frota, controle Prevenção de Acidentes, condições de recuperação do veículo em caso de roubo, etc.

O Jammer

O Jammer é um equipamento que gera sinal em uma ou mais frequências de comunicação, podendo desta forma bloquear a frequência do rastreador. Esta situação de bloqueio impede que a Central de rastreamento continue conectada e/ou atuando junto ao rastreador sob efeito do Jammer.

Jammer

A operacionalização do equipamento de Jammer é bastante simples, precisando apenas de uma fonte de alimentação 12V, que pode ser uma bateria externa ou até mesmo o acendedor de cigarros.

Existem diferentes tipos de Jammer, sendo que os modelos variam de tamanho e quantidade de antenas, de acordo com as frequências habilitadas.

Apesar do Jammer ser um equipamento ilegal, é facilmente encontrado para venda na internet.

Solução contra o Jammer

Para combater o uso do Jammer pela criminalidade as empresas de tecnologia envolvidas neste segmento, buscaram desenvolver ferramentas para detectar a intervenção do Jammer. O mercado chama esta função de (Anti-Jammer, alerta interferência Jammer, Bloqueador de Jammer, etc ).

Podemos ter ainda variações nas ações da Inteligência Embarcada do Rastreador, quando da detecção realizada pelo dispositivo Anti-Jammer.  Como por exemplo, bloqueio do veículo, etc.

Gostou desse artigo? A Skymark é a empresa gerenciadora de riscos pensada para revelar as vulnerabilidades de sua operação logística, de olho nos resultados do seu negócio. Acesse nosso site para conhecer nossas soluções e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.