Os principais tipos de caminhões utilizados no transporte de cargas

Conheça quais são os tipos de caminhões utilizados no transporte de cargas

Atualmente existem diversos tipos de caminhões que realizam o transporte de cargas pelas estradas brasileiras, veículos com diferentes capacidades e características são projetados para transportar determinados tipos de carga e neste texto nós vamos contar mais sobre cada um deles.

Conheça quais são os tipos de caminhões utilizados no transporte de cargas.

Tipos de caminhão para transporte de carga

Nos próximos itens, iremos detalhar as características de cada tipo de veículo rodoviário de carga, conforme as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Confira:

VUC (Veículo Urbano de Carga)

Este veículo é designado especialmente para trafegar nas cidades. Possui um porte pequeno, com até 2,2 metros de comprimento e 6,3 de largura, sendo autorizado a carregar até 3 toneladas de carga, com maior limitação na emissão de gases poluentes.

Caminhão Semipesado – Toco

O caminhão semipesado, também chamado de Toco, é um veículo de dois eixos: eixo frontal na cabine, e um eixo traseiro simples. A sua capacidade de carga é de 6 toneladas e pode ter até 14 metros de comprimento.

O Peso Bruto Total (PBT) deste veículo não deve ultrapassar 16 toneladas.

Caminhão Pesado – Truck

Os caminhões pesados ou Trucks possuem dois eixos traseiros na carroceria lado a lado, sendo que um destes eixos recebe a tração do motor via cardan. Capacidade de carga de 10 a 14 toneladas, com PBT que não pode ultrapassar 23 toneladas. O seu comprimento é igual ao do caminhão Toco, 14 metros.

Cavalo Mecânico

Este é o nome dado ao cavalo mecânico com eixo traseiro simples, o Cavalo Mecânico é o responsável pela tração,  pode ser engatado em vários tipos de carretas e semi-reboques, para o transporte.

Cavalo trucado – LS

Para cargas mais pesadas e maiores também há a opção do cavalo trucado, com eixo traseiro duplo, distribuindo o peso sobre o asfalto por mais rodas, além de ter melhor desempenho.

Carretas de 2 Eixos

Semirreboque de 2 eixos conectado a cavalo mecânico de dois eixos. O seu comprimento máximo é de 18,15 metros, com capacidade de carga de 33 toneladas.

Carretas de 3 Eixos

Semirreboques de 3 eixos conectados a cavalos mecânicos simples. O seu comprimento também é de 18,15 metros, e pode ter PBT de até 41,5 toneladas.

Carretas com Cavalo Trucado

Semirreboques de 3 eixos acoplados a cavalos trucados. Pesa até 45 toneladas e mede até 18,15 metros de comprimento.

Bitrem ou Treminhão

2 semirreboques ligados um ao outro por uma roda localizada na traseira do primeiro semirreboque. Carga é acoplada a um cavalo trucado. Veículo é composto por 7 eixos e pode pesar até 57 toneladas.

Rodotrem

O Rodotrem é composto por uma combinação de 2 ou mais semi reboques conectados um ao outro por um engate chamado de Dolly.

Na combinação de 2 semirreboques, o veículo tem 9 eixos e pode ter um peso de até 74 toneladas. Este veículo precisa de uma AET (Autorização Especial de Trânsito) para trafegar.

Além destes veículos, há outros tipos de caminhão destinados especialmente ao transporte de cargas especiais (indivisíveis e excedentes), com medidas e quantidades de eixos adaptadas à carga transportada.

Trabalhe com uma empresa especializada! Entre em contato com a Skymark.