Paletização de cargas: o que é e quais suas vantagens?

O transporte de cargas é bastante complexo e delicado, sendo necessário o máximo de cuidado para que não haja avarias e para que os produtos sejam deslocados com segurança.

O trabalho de armazenamento, carga e descarga devem priorizar a integridade dos produtos, mantendo sua qualidade. Para isso, empresas de logística e transportes, utilizam de uma técnica chamada paletização de cargas para manter essa integridade e organização dos itens.

Para melhor entender esse procedimento, pensemos de forma prática como é trabalhoso carregar item por item quando fazemos compra no mercado. Sem uma sacola para armazenar os itens adquiridos, esse processo de transporte fica muito mais difícil, não é mesmo? Principalmente dos produtos menores.

A paletização funciona como essa sacola de mercado para grandes cargas de produtos. Trata-se de paletes posicionados para manter os itens compactados, organizados e facilmente transportáveis, evitando assim avarias e desorganização dos itens.

Em supermercados, principalmente os atacadistas, conseguimos ver a paletização de cargas bem de perto nos corredores na parte superior ou no estoque, onde se vê paletes com os produtos de cada seção. Quando é necessário pegar um lote, os funcionários usam uma empilhadeira para pegar o palete e toda a carga será transportada.

Com a paletização, é possível empilhar os produtos do estoque, de forma organizada e separada por seção, categoria ou marca, como a gestão achar mais eficiente para o cotidiano da empresa, facilitando assim até mesmo o controle de estoque e a organização do mesmo.

Estrutura de um palete

Em nosso país, seguimos um tamanho para um palete, que é de 1 metro por 1,2. Em relação aos materiais, eles podem ser feitos de três: 

  • madeira (que é o mais usado por ser mais resistente); 
  • plástico (bastante utilizado por empresas de produtos químicos); 
  •  aço (usado em câmaras frigoríficas por serem mais resistentes às baixas temperaturas). Confira agora as principais vantagens da paletização de cargas.

Melhor controle de estoque

Com os produtos organizados em paletes, o controle de estoque fica muito mais fácil, já que podemos separar os produtos por categoria, marca, data de validade, e ir subdividindo nos paletes como for melhor para esse controle. É muito mais prático dimensionar o quanto de mercadoria saiu e quanto entrou em um determinado período de tempo.

O gestor de estoque pode ainda atribuir um número de registro a cada palete, relacionado ao tipo de carga, localização, destino, entre outras informações. Assim, ao invés de procurar por cada item, você pode buscar diretamente o palete que precisa.