A importância da implementação do Programa de Prevenção de Acidentes em Transportadoras

O ganho principal dos melhores Programas de Prevenção de Acidentes está no fato de que além de aumentar a segurança dos colaboradores, da frota e dos produtos transportados, também fazem com que, a médio e longo prazo, tenha-se um aumento de rentabilidade no negócio.

Isso ocorre, uma vez que ao aderir a esse tipo de programa, especialmente no caso das transportadoras, as perdas são muito menores. Isso significa que o faturamento aumenta, assim como a segurança e a motivação dos profissionais que atuam no empreendimento.

Com a menor taxa de acidentes, os funcionários se sentem mais seguros, assim como os clientes e potenciais clientes ganham confiança para contratar a empresa recorrentemente.

Neste artigo iremos abordar a importância de criar e executar um Programa de Prevenção de Acidentes, com foco em transportadoras. Acompanhe:

Treinamento e preparação dos funcionários

É importante deixar claro que para que o programa funcione da melhor maneira possível, é necessário que os funcionários da transportadora, tenham total clareza e dimensão das regras impostas.

Para isso, o recomendável é que se estruture um programa de treinamento paralelo, de forma a incluir os profissionais e deixá-los a par de todas as questões técnicas e práticas do programa de prevenção de acidentes.

Também é interessante que, dentro desse treinamento, haja uma parte focada em demonstrar a importância de segui-lo à risca, dando um foco especial a preocupação da empresa com a segurança de seus profissionais.

Programa claro e detalhado

Para que tudo fique transparente e com fácil compreensão, o programa deve ser claro e, ao mesmo tempo, detalhado. As regras devem ser colocadas de maneira que todos que leiam o programa, possam entendê-lo com clareza.

Quanto menor a incidência de dúvidas e questionamentos, mais eficaz será o programa.

Obtenção de melhores resultados

Com a elaboração de um programa de fácil entendimento, seguido de um correto treinamento entre os funcionários, é muito possível que os resultados comecem a aparecer rapidamente.

Esses resultados são diretamente proporcionais a implementação de um Programa de Prevenção de Acidentes bem estruturado, e podem ser facilmente notados em aspectos, como:

  • Aumento da carteira de clientes;
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Manutenção menos frequente da frota;
  • Menor desgaste da empresa no mercado.

Começando pelos clientes, pode-se mencionar que uma empresa que segue um programa de prevenção de acidentes rígido é muito mais confiável aos olhos dos clientes. Isso significa que, ao escolher por uma transportadora, o grande diferencial que motiva o cliente pode ser a segurança trazida pelo programa.

A redução de acidentes faz com que haja menos acidentes de trabalho envolvendo os funcionários que utilizam os veículos. Esse aspecto é relevante por dois motivos: a segurança dos funcionários e a diminuição de processos trabalhistas.

Com menos acidentes, a frota permanece mais tempo com sua integridade inabalada, de modo que os gastos com a compra de novos veículos e com a manutenção dos já existentes, se tornam cada vez menos necessários e recorrentes.

Por fim, com a implantação de um bom Programa de Prevenção de Acidentes, o nome da empresa e a forma como é conhecida no mercado não sofre grandes desgastes, tendo em vista que notícias de acidentes envolvendo o empreendimento não se tornam frequentes.