O Checklist é uma regra essencial do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) e uma exigência das Companhias de Seguros. Ele é necessário para verificar se o equipamento embarcado e seus atuadores, instalados no veículo, estão ativos para a viagem, assegurando que o segurado não inicie a viagem em desacordo com o PGR. Durante a execução do Checklist Eletrônico, o sistema da Skymark verifica os atuadores itens de segurança no veículo e no compartimento de carga. Isso garante a comprovação da funcionalidade do rastreador e atuadores instalados, gerando as condições necessárias para a liberação da viagem.
O Checklist Eletrônico pode ser realizado de três maneiras distintas, conforme a escolha do cliente diretamente na Plataforma da Skymark (Skylog) ou pelo teclado do equipamento instalado no veículo.
A primeira maneira o motorista acessa o teclado instalado no veículo e digita a palavra “Checklist” iniciando assim o processo eletrônico. O motorista recebe também a confirmação da execução do checklist no teclado.
Outra opção rápida e simples para realizar o Checklist é por meio do login do cliente na Plataforma Skymark (Skylog), na aba “Checklist dos Veículo”.
A terceira opção para realizar o Checklist Eletrônico na Plataforma da Skymark, onde um agente externo in loco realiza o Checklist observando a atuação de cada passo de checagem dos Atuadores e Periféricos. Esse acesso poderá ser feito por “APP Skymark, ou navegando pelo celular ou tablet.”
Independentemente da forma escolhida, a realização do Checklist Eletrônico na Plataforma da Skymark, sendo que o resultado ficará registrado, inclusive com validade do Checklist e avisos de expiração para o cliente.
É importante destacar algumas vantagens que esta ferramenta de Checklist Eletrônico oferece ao processo:
- Segurança e aderência ao cumprimento do PGR;
- As informações referentes à execução do Checklist ficam registradas no Banco de Dados;
- Ferramenta disponível para acesso remoto;
- Compatível com as principais tecnologias de rastreamento.