Gerenciamento de Risco: a importância do checklist do veículo de carga antes da viagem

Adotar medidas preventivas que minimizem as chances de imprevistos durante a viagem é uma precaução que deveria ser rotina para todos motoristas. Para auxiliá-los neste sentido, existe uma solução integrada com as principais tecnologias de rastreamento que permite a execução do check list do veículo e dos equipamentos de rastreamento da sua frota.

O check list é uma ferramenta indispensável para a minimização de imprevistos durante a sua viagem de transporte. Diante disso, podemos considerar que uma lista de conferência bem formulada para verificar itens de segurança, documentações necessárias e manutenção dos veículos podem evitar esquecimentos, faltas e irregularidades prejudiciais aos motoristas e custosas as empresas.

Checagem dos equipamentos de rastreamento do veículo

A verificação de sensores e atuadores dos equipamentos de monitoramento de cargas, garante que a sua operação esteja sempre de acordo com às exigências e prazos da apólice de seguros e Plano de Gerenciamento de Risco (PGR).

O objetivo é identificar possíveis equipamentos com problemas. A checagem é feita por meio de testes que possibilitam constatar o funcionamento adequado do sistema de rastreamento do veículo. Todo o processo, desde a validação até a expiração do check list, pode ser integrado com o sistema de logística da sua empresa, oferecendo mais praticidade e agilidade ao transportador ou embarcador durante a operação.

A Skymark conta com um sistema eletrônico de checagem dos sensores, atuadores e periféricos do rastreador veicular. O checklist é acompanhado pela central de monitoramento da gerenciadora de riscos em conjunto com o cliente. Assim, o sistema faz uma auditoria de forma eficiente e segura, para verificar se o rastreador e equipamentos de rastreamento estão funcionando perfeitamente ou se existem falhas antes de liberar o veículo para viagem.

Checklist de documentos para transporte de carga

Os motoristas devem portar documentos exigidos pela legislação brasileira com informações que serão solicitadas nos postos fiscais. Devem-se atentar para o limite de peso da carga, conforme estabelecido pela legislação de trânsito. Para que a sua empresa esteja equipada com tudo que é preciso antes de iniciar a viagem, prepare um checklist contendo toda a documentação básica necessária:

  • Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade.
  • Documento do veículo que comprova o pagamento do IPVA, licenciamento anual e seguro obrigatório.
  • Documentos que comprovam a regularidade da inscrição da transportadora ou do motorista autônomo na ANTT, que é o RNTRC (Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas).
  • DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica)
  • DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico)
  • RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas)
  • DAMDFE  (Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais)
  • CIOT (Código Identificador de Operação de Transporte)
Gerenciamento de Risco Skymark

Ao negligenciar a verificação dos documentos, a empresa fica suscetível a problemas com a fiscalização, o que pode render grandes prejuízos financeiros. A falta da documentação adequada resulta em apreensão do veículo, da carga e até do motorista. Por isso é importante realizar o check list completo da documentação, de acordo com a legislação local.

Check list de manutenção do veículo

Antes de qualquer viagem é preciso verificar se ocorreu manutenção preventiva no veículo recentemente. A inspeção deve incluir freios, óleo, pneus, câmbio e os sistemas hidráulicos e elétricos e verificação do combustível, entre outros pontos. Eventualmente, será necessário providenciar a substituição de peças.

Com o checklist você garante a máxima disponibilidade do seu veículo, evitando paradas imprevistas por quebra ou por falta de manutenção. Por meio de uma inspeção completa do seu caminhão, você fica sabendo a real condição e se há necessidade de algum reparo ou ação preventiva. Esta é a melhor maneira de manter seu veículo sempre rodando com segurança.

Como Skymark pode ajudar no checklist 

Conte com a tecnologia de um software para realização do check list que seja alinhado com a sua estratégia de gerenciamento de risco. O sistema Skymark permite a validação da condição de manutenção preventiva, rastreamento e monitoramento do veículo antes da liberação para viagem. Dessa maneira, você vai poderá emitir documentos online, gerenciar todas as etapas do seu check list e contar com suporte 24 horas por dia na nossa central de monitoramento. 

A plataforma Skymark permite o monitoramento e auditoria online em tempo real do cumprimento de seus procedimentos de check list do veículo. Além disso, capacitamos as equipes e motoristas de nossos clientes para o máximo rigor nos procedimentos de segurança para transportes de cargas.

Deseja saber mais sobre como realizar o seu check list? Fale com a Skymark.

Fale com o Comercial