Como um sistema para controlar jornada de motoristas pode ajudar o RH da sua empresa

Com a regulamentação da jornada de trabalho para motoristas estabelecida na Lei 13.013/2015, muitas empresas e gestores de RH tiveram que buscar mecanismos para se adequar à regulamentação.

Como fazer o controle da jornada de motoristas de maneira eficiente?

O fato de não poder acompanhar o trabalho desses profissionais e como está sendo a execução do serviço fora da empresa ainda pesa negativamente no controle de jornada. Ainda mais com uma lei que pode punir severamente com multas quem descumprir as regras previstas.

Veja neste post como um sistema para controlar a jornada de trabalho de motoristas pode ajudar sua empresa e facilitar a gestão do RH.

O que diz a Lei do Motorista 13.013/2015

A lei 13.013/2015 foi sancionada no intuito de estabelecer regras sobre o transporte de cargas no Brasil. A medida atua justamente na tentativa de impor limites às empresas e aos motoristas, estabelecendo regras para que haja descanso entre uma jornada de trabalho e outra.

Historicamente, motoristas profissionais se sujeitavam a grandes jornadas de trabalho, muitas vezes com pouco tempo para descanso ou até mesmo sem esse benefício. Ou seja, era um perigo não só para o trânsito, mas também para as empresas do setor logístico.

Controle de riscos e segurança jurídica

Jornada de Trabalho de Motoristas

Ainda que a lei não seja unanimidade entre os envolvidos, é fundamental que as empresas encontrem formas de controlar a jornada dos motoristas. Imagina um motorista dirigindo sem dormir. O risco de ele causar um acidente, manchando a imagem da empresa e colocando em risco a segurança no trânsito é gigantesco.

Desse modo, implantando um sistema de controle de jornada de trabalho dos motoristas sua empresa ajuda a manter a segurança no trânsito, oferece condições dignas de trabalho e ainda se isenta de reclamações trabalhistas com relação à jornada de trabalho.

Como as informações das viagens são registradas no sistema

Monitoramento Rastreamento de Caminhões

As empresas que atuam no setor logístico estão apostando na tecnologia para resolver problemas em relação à logística eficiente e controle da jornada de trabalho dos motoristas. Com isso, um sistema de rastreamento de veículos que registra as informações pode trazer benefícios como:

  • Rotas
    Avalia se as rotas estão sendo seguidas e possibilita alerta quando um motorista sair da rota planejada.
  • Clientes
    Oferece informação para que você possa repassar aos clientes com relação ao andamento da entrega.
  • Segurança
    Previne a ocorrência de furtos, sequestro e roubos nas estradas.

Desempenho
Possibilita verificar o desempenho dos motoristas e oferece informações sobre a jornada de trabalho como pausas para descanso, intervalo entre jornadas, entre outros.

Como o sistema para controlar jornada de motoristas pode facilitar a gestão do RH da sua empresa

Com o sistema, você pode ter controle de informações como:

  • Tempo de trabalho
    Registra o período em que o motorista está efetivamente dirigindo para buscar ou entregar uma mercadoria. Esse tempo não pode exceder 8 horas diárias.
  • Quantidade de hora extra
    Os motoristas têm a possibilidade de fazer no máximo duas horas extras por dia. Dessa forma, um sistema de controle traz estatísticas mais precisas sobre as horas extras e mensura a remuneração extra de cada colaborador.
  • Tempo de espera
    Quando um motorista fica aguardando para carregar ou descarregar a mercadoria, esse tempo não é computado na sua jornada diária. Mas existem alguns limites e regras para essas situações que devem ser registradas para chegar ao cálculo da remuneração de cada motorista.
  • Tempo de descanso do motorista
    Todo motorista tem direito ao descanso diário de 8 horas ininterruptas diariamente. Além disso, uma vez por semana, o motorista tem direito ao descanso semanal de 24 horas.
  • Informações em tempo real e adaptável ao seu negócio
    Todo o sistema funciona online e as regras podem se parametrizadas conforme as necessidades da sua operação logística.

Deseja saber mais sobre o sistema para controlar jornada de motoristas? 

Então, fale conosco e veja como nosso sistema pode ser a solução para sua empresa!

Fale com o Comercial