Com o avanço da tecnologia, todos os setores buscam se atualizar, visando sempre a melhoria de seus serviços. Pensando nisso, os embarcadores e as transportadoras encontraram maneiras de deixar o seu serviço mais refinado, seguro e eficiente usando telemetria veicular. Você sabe como a telemetria veicular pode ajudar embarcadores e transportadoras?
Se você possui um veículo de uso pessoal, com certeza já ouviu alguém falando “o seu carro tem rastreador, não é mesmo?”. Esse tipo de equipamento sempre foi muito utilizado por pessoas físicas e empresas.
Utilizando o equipamento é possível saber onde o seu veículo através de aplicativo ou da Central de Monitoramento. Para as pessoas físicas, é importante em caso de roubo do automóvel, ajudando na localização e com isto acionamento preciso da polícia.
Quando da utilização por empresas, as vantagens são amplas. É possível saber onde está um ou vários veículos (em casos de frotas) da empresa, bem como fazer a gestão qualificada do uso dos veículos, para as empresas de transportes podemos somar a isso os controles relacionados com tempo de deslocamento até uma entrega, tempo parado para entregar ou coletar e demais fluxos da logística.
Telemetria veicular para transportadoras e embarcadores
Hoje em dia, os rastreadores de veículo passaram a contar com novas tecnologias como o controle de frotas via mobile, softwares completos com diversos serviços para um gerenciamento eficaz das frotas, entre outras que complementam as ferramentas mais antigas de telemetria, gerando ainda mais segurança e inteligência. A telemetria veicular veio agregar os setores de mobilidade com muitas vantagens que deixam os dois sistemas em patamares diferentes.
Primeiramente, é importante entender que a telemetria veicular é um sistema que informa não só a localização do veículo, mas diversas outras informações:
- Velocidade em tempo real do veículo;
- Nível de desgaste de peças;
- Como está o consumo de combustível;
- Situação da pista
- Frenagens bruscas;
- Acelerações repentinas;
- E até sensores que acompanham a movimentação dos olhos do motorista.
Atualmente, as empresas oferecem diferentes tipos de tecnologias e ferramentas para a telemetria veicular: a coleta analógica dos dados, com a necessidade de instalação de sensores no veículo para medições; coleta digital através da central eletrônica do veículo; rastreamento via mobile, que conta com um aplicativo para a gestão de uma central de rastreamento; entre outras.
Gerando eficiência e segurança
A Central de Monitoramento terá a localização de todos os veículos por meio do rastreamento de caminhão, podendo controlar a frota de maneira ampla. Outra vantagem que deixará o serviço mais seguro é saber a velocidade dos veículos bem como as regras aplicadas / exigidas em cada trecho da via.
Quando a Central detecta que algum veículo está trafegando com velocidade elevada e a via não permite, buscará o contato com o motorista, visando instruí-lo, visando prevenir acidentes.
O sistema mantém todas as informações armazenadas bem como a Central de Monitoramento acompanha em tempo real os deslocamentos dos veículos. É possível ainda ter análises complementares sobre desgastes relacionados com pastilha de freio, pneus, combustível, etc.
Diminuindo o custo com seguros e manutenções por meio da Telemetria
As empresas também conseguem retorno do investimento quando da decisão de fazer seguro, pois as informações geradas pelo rastreamento e telemetria, proporcionam informações relevantes para as companhias de seguro e desta forma ocorre boas negociações com descontos bastantes satisfatórios.
Agora que você entendeu como a telemetria veicular ajudará as transportadoras e embarcadores, conheça as soluções de gerenciamento de riscos Skymark.