Treinamento de gerenciamento de riscos para motoristas de transporte de carga

O transporte rodoviário de cargas no Brasil, está vulnerável pelo risco de roubo e acidentes por imprudências de motoristas ou baixa manutenção dos caminhões, além de problemas de infraestrutura como estradas ruins.

Esses números podem diminuir com algumas medidas e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos lá?

A necessidade de investir em treinamento de gerenciamento de risco no setor de logística é reflexo das mudanças nos últimos anos. Para muitas empresas a operação logística é uma área estratégica e, portanto, passaram a se preocupar com a capacitação dos motoristas profissionais.

A conduta do motorista pode resultar em má direção, ocorrências de gastos demasiados como: combustíveis e peças do veículo, infrações e acidentes. Contratar motoristas experientes não deve ser a única preocupação da empresa. É necessário também oferecer treinamento para enfrentar situações de riscos possíveis e evitar prejuízos. 

Nesse cenário, os treinamentos em gerenciamento de risco auxiliam motoristas em todos os procedimentos para um trajeto mais seguro, desde a preparação do caminhão, a correta utilização dos equipamentos de rastreamento, início da viagem, paradas previstas ou não, reinício, chegada ao destino, coleta ou entrega e conclusão da viagem.

Treinamento para o seu Plano de Gerenciamento de Riscos

Uma gerenciadora de riscos deve conhecer as necessidades do PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos de cada cliente. Com base nas informações da operação logística, tipos de mercadorias, valor, peso, volume, áreas de riscos ou regiões geográficas, tipos de veículos e perfil dos motoristas, a Skymark desenvolve um conteúdo específico para implantação do novo PGR ou durante a operação logística.

Cada detalhe é apresentado de maneira criteriosa durante o treinamento. O motorista adquire conhecimento adequado para realizar um trabalho de forma mais segura durante o transporte da carga. São apresentadas situações corriqueiras que ocasionam riscos de acidentes e qual o comportamento que deve ser adotado caso ocorra sinistro.

Conscientização do motorista sobre atitudes de prevenção

No treinamento são apresentadas as principais políticas de segurança para transporte de carga nas estradas com objetivo de prevenção de sinistros. Outro tema importante, é a saúde e bem-estar do motorista para realizarem um bom trabalho. São revisadas as técnicas de direção defensiva. Por mais experiente que seja um condutor, reciclagem e aperfeiçoamento constante nunca são demais. 

Além de dirigir bem, um bom profissional deve saber sobre legislação e boas práticas no trânsito. O foco na importância das leis são indispensáveis dentro do treinamento dos condutores, para ajudar a equipe a relembrar aspectos importantes da legislação e causar um impacto positivo significativo na condução dos caminhões.

Os materiais dos treinamentos em gerenciamento de riscos são preparados de forma didática, objetiva e eficiente. Preferimos adotar linguagem simples e acessível que despertem interesse e envolvam todos motoristas. Ao final de cada treinamento, o motorista profissional estará preparado para exercer suas atividades com segurança e eficiência.

Renovação do seguro mais barata

Como você já deve saber, os seguros cobrem o veículo contra diversos sinistros. No entanto, muita gente desconhece que as seguradoras consideram outros fatores além do ano e modelo do caminhão no momento de estipular o valor da alíquota.

O comportamento do motorista é um aspecto decisivo no preço do seguro. As seguradoras checam o histórico dos motoristas. Algumas empresas seguradoras até oferecem valores exclusivos se forem comunicados que o curso de capacitação de motoristas foi realizado.

Treinamento e implantação Skymark

Investir em treinamento é imprescindível para que o motorista conheça e aprenda a controlar os riscos existentes durante a operação de transporte de cargas, fazendo dele um especialista em gerenciar riscos na direção. As metodologia abortadas pela Skymark englobam teoria, técnica e questões comportamentais essenciais para capacitação e reciclagem de motoristas, nosso treinamento apresenta uma experiência próximas às questões vividas nas rodovias. 

Ao realizar o treinamento, você poderá contar com motoristas aptos a conduzir o caminhão com mais responsabilidade e segurança 

Quer saber mais sobre capacitação de equipes e motoristas com o máximo rigor nos procedimentos de segurança para transportes de cargas? Fale com a Skymark.

Fale com o Comercial